Labirintos

O avanço pode ser em direção a uma parede, que cumpre a função de redirecionar os passos.
(Andrea Carolina)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

E por falar em responsabilidade...

... tá, eu confesso. Sou amante das palavras. Encaro-as como uma entidade viva, que possui história e carrega mistérios.
Por isso, o que afinal é ser responsável? Peço tal atributo à um pequeno ser de 3 anos, que provavelmente vai receber essa cobrança por toda existência. Exagero? Nós dois sabemos que não.

De repente, me lembro de uma das trocentas anotações da minha adorável adolescência - um brinde às ironias - e eis que meus neurônios realizam conexões que dariam inveja aos contorcionistar do circo de soleil! Ser responsável nada mais é do que RESPONDER à Vida, e aos contextos esdrúxulos que ela nos coloca, com os nossos talentos e potenciais. Ah! Se você me disser que isso é fácil montarei um altar e farei orações diárias em teu nome.

Sim, eu adoro exageros. Eles permitem movimento fluído porque abrem espaço! Espaço! Faço questão de escrever sobre isso, mas vai ser no blog sobre acupuntura - o mental concreto pede classificação por adequação. Voltando: ser responsável é um EXERCÍCIO. Ai, as palavras...

Vamos lá: penso que não é possível afirmar: "tenho ou não tenho fé"; "tenho ou não tenho amor-próprio"; "tenho ou não tenho responsabilidade". Tudo é uma questão de EXERCÍCIO! Você exercita algum desses atributos? Afinal, a subjetividade pemite o auto-engano. É mais fácil acreditar que você não tem e ponto. Oh! Como eu sofro! Lembre-se: tudo isto nada mais é do que uma conversa de uma parte de mim com outra parte de mim.

E por falar em exercício: eles precisam ser ELABORADOS. Como qualquer outra coisa que você escolhe gastar tua preciosa energia. Se você quer ganhar massa muscular no bíceps procura quem possa te direcionar - afinal exercitar o glúteo não é teu objetivo. E outra, precisa confiar no processo. Ficar horas malhando, causando micro-lesões na musculatura, exercitar disciplina e constância no processo ACHANDO que TALVEZ o bíceps cresça não rola! Se não precisar de ajuda, vai pelo menos gastar tua energia pra descobrir quais exercícios trabalham o bíceps.

Enfim, analogia boba pra nos alertar. Ter ou não ter é questão de escolha. O que você tem exercitado nos últimos tempos??

2 comentários:

  1. É maravilhoso observar o que se esconde dentro das nuvens carregadas que habitam o céu do nosso universo mistério e dispersos.

    ResponderExcluir
  2. terminou com uma ótima pergunta que me faço agora tb......
    é, vc tem me feito refletir muito...rs
    um grande beijo!!! ;)

    ResponderExcluir